Parasita ( ) - definizione. Che cos'è Parasita ( )
Diclib.com
Dizionario ChatGPT
Inserisci una parola o una frase in qualsiasi lingua 👆
Lingua:

Traduzione e analisi delle parole tramite l'intelligenza artificiale ChatGPT

In questa pagina puoi ottenere un'analisi dettagliata di una parola o frase, prodotta utilizzando la migliore tecnologia di intelligenza artificiale fino ad oggi:

  • come viene usata la parola
  • frequenza di utilizzo
  • è usato più spesso nel discorso orale o scritto
  • opzioni di traduzione delle parole
  • esempi di utilizzo (varie frasi con traduzione)
  • etimologia

Cosa (chi) è Parasita ( ) - definizione

FITOPARASITISMO É UMA FORMA ESPECÍFICA DE PARASITISMO EM QUE UMA PLANTA PARASITA, SEMPRE ANGIOSPÉRMICA, OBTÉM ALIMENTO A PARTIR DE OUTRAS PLANTAS.
Parasita (planta); Planta parasita

parasita         
Parasitas; Parasito; Parasita interno
adj+sm (gr parásitos) O mesmo e mais comum que parasito. sf Bot Nome comum de plantas e flores orquidáceas, embora não sejam elas parasitos
sm Ornit Outro nome pelo qual é conhecido o chupim
P.-de-samambaiaçu: planta orquidácea (Zigopetalum maxillare).
Parasita         
Parasitas; Parasito; Parasita interno
Parasitas ou parasitos são organismos que vivem em associação com outros dos quais retiram os meios para a sua sobrevivência, normalmente prejudicando o organismo hospedeiro, um processo conhecido por parasitismo.
Parasita         
Parasitas; Parasito; Parasita interno
m., f.
Animal, que se nutre do sangue de outro.
Vegetal, que se nutre da seiva de outro.
Indivíduo habituado a comer em casa alheia; papa-jantares.
Adj.
Que nasce ou cresce em outros corpos organizados, mortos ou vivos.
Que vive à custa alheia.
(Lat. "parasitus")

Wikipedia

Fitoparasitismo

Fitoparasitismo (grego: φυτόν phyton, "planta" + παρά para, "perto" + σιτεῖν sitein, "nutrir-se") é um tipo de parasitismo no qual uma planta parasita obtém parte ou a totalidade das substâncias nutritivas de que necessita para o seu desenvolvimento parasitando uma ou mais plantas hospedeiras. Conhecem-se cerca de 4100 espécies com estas características, distribuídas por aproximadamente 270 géneros e 19 famílias de angiospermas. As plantas parasitas apresentam um tipo de raiz modificada, designada por haustório, que penetra nos tecidos da planta hospedeira e se liga com o seu xilema ou floema, ou com ambos. Nem todas as plantas desprovidas de clorofila são plantas parasitas, pois as plantas que parasitam fungos são designadas por micotróficas e as que se alimentam de matéria orgânica em decomposição são designadas por saprófitas. Em algumas situações o fitoparasitismo têm impacto sobre a flora local e pode conduzir a perdas económicas significativas em silvicultura e, menos frequentemente, em algumas culturas herbáceas.